sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lajedos e Lagartos

Salve, galera! A gente chacoalha mas não cai! Depois de pular um mês, aqui estamos com mais um interessante jogo gratuito, e desta vez, para variar um pouco, não é mais um retroclone de D&D. Embora seja, de certa forma. Como assim? Continue lendo...
O jogo que temos aqui em mãos, Lajedos e Lagartos, é uma proposta bem interessante: uma reimaginação de D&D ambientada no ambiente fantástico do sertão nordestino, ou como o próprio autor define "uma idade média fora de época". E não, não é um Desafio dos Bandeirantes requentado. O cenário aqui apresentado tem muito mais a ver com filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha ou com o livro Sertões, de Euclides da Cunha. Ou seja, temos senhores de engenho semelhantes a senhores feudais, visionários religiosos ao molde de Antonio Conselheiro, cangaceiros, cabras valentes do sertão e todas as lendas e mitos daquela região! Impressionante o trabalho de Daniel dos Santos, do blog Pensotopia, que ainda tratou de redigir o livro em um estilo semelhante ao da literatura popular típica do nordeste. Um pouco do Brasil que o Brasil não conhece.
Além da inovação do cenário, temos aqui também uma alteração significativa da mecânica do jogo, trocando os dados multifacetados por cartas de baralho comuns. E até nisso percebe-se a influência da cultura nordestina, pois as regras de uso do baralho são diretamente influenciadas por jogos da região.
Enfim, um trabalho bem interessante, ainda em estágios iniciais de desenvolvimento, de acordo com o próprio desenvolvedor, mas já viável para mestrar. Pode-se pensar nisso como um playtest gigante. Altamente recomendado, se não por qualquer outro motivo, pelo mero fato de apresentar uma ambientação fora do arroz com feijão da fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário